segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Criatividade Ativa e Aniversariantes da Primaria õ/

Foi um sucesso nossa atividade de recreação.As crianças se mostratam verdadeiras artistas ..rsrsr...todos estão de Parabénsssssss !!!

Lidiane da Ala Cachoeiro II,Manu,Cauã,Mariana e Rafaela

Lidiane da Ala Cachoeiro II,Manu,Cauã,Mariana e Rafaela


tudo pronto para atividade =D

Rafaela,Mariana e Manu

Lidiane da Ala Cachoeiro II,Manu,Mariana,Rafaela e Cauã


Lidiane da Ala Cachoeiro II,Manu,Mariana,Rafaela e Cauã


Tia Samantha,Cauã,Mariana,Rafa,Lidiane,tia Emilene

começando as pinturas

esta ficando lindo

mãos a obra ^^

Nicolle chegou e esta escolhendo seu desenho :P

esta ficando muito bom isso !

=D

=P

Tia Emilene pintou também ...rsrsrs

a pintura da Nicolle

da Mariana

esta lindoooooooooo

Gabriel começando a pintar

Isaac

=D

Tia Gleice,Gabriel e Sherry

Hora do Parabénsss crianças

õ/

                   Visita da Sister Araujo esposa do Elder Araujo presidente da missão Vitoria =D
espero que tenham gostado de mais uma atividade da primaria,feita com muito carinho ♥

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escrituras do Mês ate o final de 2011

Mês de Janeiro nossa escritura do mês foi 2 néfi 32:2

 em Fevereiro Moisés 1:39


 em Março D & C 1:38



em Abril Regra de Fé 1:3




em Maio Joseph Smith Historia 1:17






em Junho Regra de Fé 1:4


em Julho A Familia: Proclamação ao Mundo,Paragráfo 3



em Agosto I Coríntios 3:16-17



em Setembro D & C 133:37



em Outubro Tiago 1:5



em Novembro Mateus 22:37



em Dezembro Mateus 16:27

Presidência Geral da Primária




 "Existem apenas dois requisitos para esta vocação;. Amar ao Senhor e amar seus filhos. Nossa maior preocupação é que as crianças saibam quem são e que são amadas",
disse a irmã Wixom presidente Geral da Primaria.


Presidente Geral da primaria define uma maneira de saber


“[Chegar a conhecer] é o processo de lembrar o que sabíamos outrora. Saibam disso: vocês O conhecem.” —Irmã Rosemary M. Wixom, Presidente Geral da Primaria

Em um serão do Sistema Educacional da Igreja em 1º de maio de 2011, a irmã Rosemary M. Wixom, presidente geral da Primária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, falou aos jovens adultos e definiu quatro perguntas que ajudarão as pessoas a chegar ao conhecimento de seu Redentor.
“Essa experiência da mortalidade que achávamos ser tão aventuresca, pode às vezes ser assustadora e intimidadora — e extremamente difícil! O véu nos impede de lembrar o que sabíamos antes”, disse ela. “Agora estamos reaprendendo quão bem conhecíamos [o Salvador]. (…) Nós O conhecíamos naquela ocasião, mas é somente pelo nosso esforço que chegaremos a conhecê-Lo aqui.”
Ela recontou a história do povo que “chegou ao conhecimento de seu Redentor” (Mosias 18:30) nas águas de Mórmon.
“Talvez devêssemos refletir sobre a paisagem que nos cerca e o papel que ela desempenha em nossa jornada para conhecer nosso Redentor”, ela sugeriu. “Agora é a hora de buscar o lugar onde possam vir a conhecer seu Redentor. Onde são suas águas de Mórmon?”

1. 1. Como virei a conhecer o Espírito Santo?

Citando os exemplos dos filhos de Mosias examinando diligentemente as escrituras e “[devotando-se] a muita oração e jejum” (ver Alma 17:2–3), a irmã Wixom disse: “Quando você convida o Espírito Santo e vive de maneira digna Dele, Ele sempre estará com você”.
Ela também citou o profeta Mórmon: “E a mansidão e a humildade resultam na presença do Espírito Santo” (Morôni 8:26).

2. Como virei a saber que O Livro de Mórmon é verdadeiro?

“É preciso esforço para virmos a conhecer a verdade”, disse a irmã Wixom. “Quanto mais nos esforçarmos, maior será a recompensa.”
Ela contou a história do Élder Clayton Christiansen, que, como aluno da Universidade de Oxford na Inglaterra, dedicou uma hora todas as noites a ler, estudar e orar sobre cada página do Livro de Mórmon até que recebesse uma confirmação de que era verdadeiro.

3. Como virei a conhecer o plano pessoal que o Pai Celestial tem para mim?

O Plano do Pai Celestial para nós é um plano de felicidade, disse a irmã Wixom.
“Ele espera que encontremos nosso lugar em Seu plano e que façamos tudo o que pudermos para colocá-lo em prática, obedecendo aos mandamentos e permanecendo em lugares santos”, ela disse. “Se nossa meta final for a exaltação, nosso plano de chegar lá começará a dirigir cada decisão que tomarmos. Não caminharemos sozinhos.”

4. Como virei a conhecer o Pai e Seu Filho Amado?

“O processo de vir a conhecer o Pai e Seu Filho é o propósito de nossa existência”, disse a irmã Wixom. “E a vida eterna é esta, que te conheçam a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
A irmã Wixom testificou de que ao permitirmos que Ele entre em nossa vida, quando abrimos nosso coração, e somos mais desejosos de perdoar e mais dispostos a servir, viremos a conhecer o Salvador e descobriremos que Ele esteve conosco o tempo todo.
“O processo de vir a conhecer o Espírito Santo, a veracidade do Livro de Mórmon, conhecer o plano do Pai Celestial para cada um de nós, e vir a conhecer o Pai e o Filho é algo muito belo”, disse ela.
 Ela disse que ao realizarmos esse processo, o Salvador pode aliviar toda a dor e proporcionar paz a cada preocupação, sentimento de incapacidade ou desejo de mudança.
“Podemos vivenciar esse ‘vir a conhecer’ muitas vezes em nossa vida”, disse a irmã Wixom para encerrar. “É o processo de lembrar o que já conhecíamos. Saibam disto: vocês realmente os conhecem.”

Diretrizes e Normas Adicionais


 

11.8 Diretrizes e Normas Adicionais

 11.8.1

Homens Que Servem na Primária

Ao considerar o nome de membros para trabalhar na Primária, o bispado e a presidência da Primária devem-se lembrar da influência positiva exercida pelos homens dignos da ala. As crianças, especialmente as que não têm um portador digno do sacerdócio em casa, precisam ver exemplos de portadores do sacerdócio justos e atenciosos. Os homens podem servir como professores, líderes de música, pianistas, líderes dos dias de atividade e líderes escoteiros. Também podem ajudar no berçário.
Quando forem chamados homens para ensinar as crianças, pelo menos dois adultos responsáveis devem estar presentes o tempo todo. Os dois adultos podem ser dois homens, marido e mulher, ou dois membros da mesma família. Nos ramos pequenos, se não for praticável ter dois professores em uma sala de aula, um membro da presidência da Primária deve visitar e monitorar frequentemente cada classe em que um homem der aulas sozinho.
 11.8.2

Reunião Batismal para Crianças de 8 Anos de Idade Que Tenham Registro de Membro

Ver item 20.3.4.
 11.8.3

Prestar Testemunhos na Primária

Os pais, líderes e professores da Primária prestam um testemunho simples e direto ao ensinar, de forma a ajudar as crianças a aprenderem o que é um testemunho e como prestá-lo.
É desaconselhável fazer reuniões de testemunho na Primária. Contudo, os pais, líderes e professores da Primária podem proporcionar outras oportunidades para prestar testemunho. As crianças podem, por exemplo, prestar testemunho quando dão aulas na noite familiar ou quando fazem discurso no tempo de compartilhar. Essas oportunidades ajudam as crianças a se prepararem para prestar testemunho na reunião de jejum e testemunhos quando tiverem idade suficiente para fazê-lo sem a ajuda de um pai, irmão ou outra pessoa.
 11.8.4

Incentivar a Reverência

A reverência é uma expressão de amor e respeito pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. Os líderes e professores da Primária ajudam as crianças a compreenderem o que é reverência e como agir reverentemente. Eles incentivam a reverência pelo exemplo pessoal. Também o fazem indo para a Igreja preparados para ensinar usando as escrituras, os auxílios visuais e as atividades de aprendizado que convidam a influência do Espírito Santo.
 11.8.5

Representação dos Membros da Trindade nas Atividades de Dramatização

Os líderes e professores tomam muito cuidado para manter a reverência quando decidem realizar atividades de dramatização, especialmente quando forem representados acontecimentos sagrados. Deus, o Pai, e o Espírito Santo não podem ser representados de forma alguma. O Salvador não deve ser representado por crianças, exceto na representação do nascimento de Jesus. Para diretrizes adicionais ver 13.6.15.
 11.8.6

Crianças com Necessidades Especiais

Se uma criança tiver uma enfermidade prolongada, uma deficiência ou outras necessidades especiais, as líderes da Primária consultam os líderes do sacerdócio e os pais da criança para encontrar maneiras de ajudar.
As crianças com deficiências são normalmente incluídas nas classes regulares da Primária. Quando necessário e onde for possível, um professor pode ser chamado especialmente para assistir às aulas com elas ou ensiná-las separadamente. Se uma doença ou deficiência obrigar a criança a permanecer em casa, os professores da Primária podem ajudar os familiares da criança a dar as aulas da Primária para ela. A criança é matriculada na Primária na classe de sua faixa etária e o professor registra a presença da criança, quando der a aula.
As crianças com deficiências ou outras necessidades especiais saem normalmente da Primária quando completam 12 anos de idade.
Para informações sobre como compreender, incluir e ensinar crianças com deficiências, ver 21.1.26 e disabilities.LDS.org.
 11.8.7

Finanças

Todas as atividades da Primária, inclusive as do berçário, os dias de atividade e o programa de lobinhos, são financiadas pelo orçamento da ala. O material que for comprado para as atividades, aulas ou reuniões da Primária pertence à ala. Ele não é para uso pessoal dos membros que servem na Primária nem de seus familiares.
Se o orçamento da ala não tiver recursos suficientes para custear um dia anual de acampamento ou excursão, ou outra atividade semelhante, para crianças de 8 a 11 anos, os líderes podem pedir aos participantes que arquem parcial ou integralmente com as despesas. De modo algum as despesas ou o custo do transporte para essa excursão ou atividade semelhante devem ser excessivos. Também não se deve permitir que um membro deixe de participar da atividade por não ter dinheiro suficiente.
Não se pode usar fundos da Igreja para comprar uniformes para os participantes.
Para mais informações sobre como financiar atividades, ver 13.2.8.

Como Adaptar a Organização da Primária às Necessidades Locais

11.7 Como Adaptar a Organização da Primária às Necessidades Locais

Em uma ala com muitas crianças na mesma faixa etária, as líderes da Primária podem organizar várias classes para essas crianças. Essa adaptação pode ser especialmente útil nas alas que têm muitas crianças da faixa etária do berçário.
Em uma ala com poucas crianças, as líderes da Primária podem agrupar as crianças de duas ou mais faixas etárias na mesma classe.
Em alas e ramos pequenos, as integrantes da presidência da Primária podem ser as únicas líderes e professoras da Primária. Em uma unidade muito pequena, a presidente da Primária pode ser a única líder e professora. Nesse caso, ela realiza o tempo de compartilhar e dá uma aula para todas as crianças. Assim que possível, mais líderes e professores devem ser chamados, na seguinte ordem:
  1. 1. Conselheiras na presidência da Primária
  2. 2. Líderes de música
  3. 3. Professores da Primária e líderes de berçário
  4. 4. Secretária
  5. 5. Líderes dos dias de atividade e do programa de lobinhos (caso se aplique)
Em um ramo muito pequeno que não tenha presidente da Primária, a presidente da Sociedade de Socorro pode ajudar os pais a organizar aulas para as crianças até que uma presidente da Primária seja chamada.
Em uma estaca pequena ou um distrito, a presidente da Primária pode ser a única líder da Primária da estaca ou do distrito. Assim que possível, outros líderes devem ser chamados, na seguinte ordem:
  1. 1. Conselheiras na presidência da Primária da estaca ou do distrito
  2. 2. Líder de música
  3. 3. Secretária
Para informações gerais sobre adaptações às necessidades locais, ver o capítulo 17.

Liderança da Primária da Estaca


 

11.6 Liderança da Primária da Estaca

 11.6.1

Presidência da Estaca

As responsabilidades da presidência da estaca referentes às organizações auxiliares da estaca são descritas no item 15.1.
 11.6.2

Sumo Conselheiro Designado para a Primária da Estaca

O presidente da estaca designa um sumo conselheiro para trabalhar com a presidência da Primária da estaca. As responsabilidades desse sumo conselheiro estão descritas no item 15.3. Além dessas responsabilidades, ele ajuda a implementar o programa de lobinhos para os meninos de 8 a 11 anos, nos lugares em que esse programa for autorizado pela Igreja (ver o Scouting Handbook da Igreja).
 11.6.3

Presidência da Primária da Estaca

As responsabilidades da presidência da Primária da estaca são descritas no item 15.4.1.
 11.6.4

Secretária da Primária da Estaca

As responsabilidades da secretária da Primária da estaca são descritas no item 15.4.2.
 11.6.5

Líder de Música da Primária da Estaca

Sob a direção da presidência da Primária da estaca, um líder de música da Primária da estaca (que pode ser homem ou mulher) pode ajudar a dar treinamento nas reuniões de liderança da Primária da estaca. Esse líder também pode ensinar individualmente as presidências, líderes de música e pianistas da Primária. Quando solicitado, o líder de música da Primária da estaca organiza e dirige um coro de crianças da estaca.
O treinamento deve incluir a demonstração de maneiras eficazes de ensinar o evangelho às crianças por meio da música. Os recursos incluem o livro Músicas para Crianças, páginas 149–150. Ver também o capítulo 14 deste manual, o esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente e o link “Music Callings and Resources” na seção “Serving in the Church” do site LDS.org.

Programas, Atividades e Eventos da Primária


Programa Fé em Deus

O programa Fé em Deus ajuda os meninos e as meninas de 8 a 11 anos a viver os princípios do evangelho, desenvolver um testemunho e preparar-se para ser portadores dignos do Sacerdócio Aarônico e moças dignas. Esse programa também incentiva as crianças a decorarem as Regras de Fé.
A presidente da Primária da ala certifica-se de que toda criança que completar 8 anos receba um exemplar do Fé em Deus para Meninas ou do Fé em Deus para Meninos. Ela ajuda os pais a compreenderem que podem usar esses livretos como recurso para atividades individuais com os filhos e com toda a família.
 11.5.2

Dias de Atividade

Onde for viável, a Primária pode realizar dias de atividade para os meninos e para as meninas de 8 a 11 anos. Os líderes e professores usam os livretos Fé em Deus como recursos para os dias de atividade, de forma a apoiar o trabalho que as crianças e seus pais fazem em casa para cumprir os requisitos do programa Fé em Deus.
Os dias de atividade não são realizados mais do que duas vezes por mês. Eles podem ser realizados na capela ou na casa de um membro. Para decidir com que frequência e onde serão realizados os dias de atividade, os líderes devem levar em consideração as restrições de tempo da família das crianças, a distância e os custos com transporte, a segurança das crianças e outras circunstâncias locais. Os líderes certificam-se de que os dias de atividade sigam as diretrizes descritas no item 11.8.1 e no capítulo 13.
Os professores das crianças da Primária realizam os dias de atividade a menos que o bispado chame líderes específicos para os dias de atividade.
 11.5.3

Atividades dos Lobinhos

Nos lugares em que o escotismo é autorizado pela Igreja, as atividades dos lobinhos tomam o lugar dos dias de atividade para os meninos de 8 a 11 anos. Para manter as atividades dos lobinhos voltadas para o evangelho, um dos recursos que os líderes utilizam é o manual Fé em Deus para Meninos. À medida que os meninos cumprem os requisitos do manual, eles também se qualificam para receber os distintivos de mérito religioso dos lobinhos.
Os professores da Primária podem servir como líderes de lobinhos das crianças, ou o bispado pode chamar outras pessoas para ser líderes dos lobinhos. Esses líderes devem certificar-se de que as atividades dos lobinhos sigam as diretrizes do item 11.8.1 e do capítulo 13.
A presidência da Primária certifica-se de que todos os meninos de 8 a 11 anos se registrem no programa de lobinhos e que todos os líderes dos lobinhos sejam registrados e recebam o devido treinamento. Para mais informações sobre o escotismo, inclusive diretrizes para o planejamento anual de atividades ao ar livre no período diurno, ver o Scouting Handbook da Igreja e o Day Camp Guide for Eleven-Year-Old Scouts.
A Igreja não adotou o programa Tiger Cub (nos Estados Unidos) nem o programa Beaver (no Canadá) para os meninos da faixa etária da Primária.
 11.5.4

Apresentação das Crianças na Reunião Sacramental

A apresentação anual das crianças na reunião sacramental dá às crianças a oportunidade de mostrar o que aprenderam na Primária. Normalmente ela acontece no quarto trimestre do ano.
A presidência e a líder (ou líderes) de música da Primária preparam a apresentação sob a direção do bispado. Elas seguem as diretrizes do esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente, adaptando às circunstâncias das crianças.
Na reunião sacramental, a apresentação começa depois do sacramento e pode tomar todo o tempo restante ou parte dele. Todas as crianças da Primária de 3 a 11 anos cantam os hinos que aprenderam no tempo de compartilhar. As crianças também podem participar lendo ou recitando passagens das escrituras, discursando, cantando em grupos pequenos e prestando testemunho. Uma líder adulta da Primária também pode dar uma breve mensagem.
Para que a santidade da reunião sacramental seja mantida, a apresentação não deve incluir auxílios visuais, fantasias ou apresentações multimídia.
 11.5.5

Preparação para o Sacerdócio

Há uma reunião chamada “Preparação para o Sacerdócio”, que é realizada todos os anos para os meninos de 11 anos e seus pais. O propósito dessa reunião é ajudar os meninos a compreenderem o sacerdócio e reforçarem seu compromisso de prepararem-se para recebê-lo. Alguns tópicos possíveis para a reunião incluem os propósitos, as responsabilidades e bênçãos do sacerdócio (para algumas ideias, ver Fé em Deus para Meninos, páginas 12–13).
Um membro do bispado dirige a Preparação para o Sacerdócio e pelo menos um membro da presidência da Primária participa dela. Outros líderes, incluindo membros da presidência do quórum de diáconos e da presidência dos Rapazes, podem participar também.
Se a ala tiver poucos meninos de 11 anos, a reunião pode ser realizada, sob a direção da presidência da estaca, com outras alas ou com toda a estaca. De acordo com as necessidades locais, ela pode ser realizada numa tarde de domingo, como parte da reunião do quórum de diáconos no domingo ou em outro horário.

Primaria aos Domingos


 

11.4 Primária aos Domingos

 11.4.1

Programação

A Primária dominical normalmente tem uma hora e 40 minutos de duração, e é realizada enquanto os adultos e jovens assistem às reuniões do sacerdócio, à reunião da Sociedade de Socorro, às classes das Moças e à Escola Dominical.
As crianças do berçário permanecem na classe do berçário o tempo todo, conforme explicado no manual do berçário, Olhai para Vossas Criancinhas. As outras crianças participam de duas sessões. Em uma das sessões, as crianças se reúnem por 50 minutos para o tempo de compartilhar. Na outra sessão, elas se dividem em classes menores para aulas de 40 minutos dadas por seus professores da Primária.
As crianças e os professores que participam do tempo de compartilhar e das classes da Primária têm um intervalo de 10 minutos entre as duas sessões. Durante esse intervalo, eles se preparam para a sessão seguinte. As crianças podem usar o banheiro ou beber água. Os professores supervisionam as crianças durante todo o intervalo.
As tabelas a seguir mostram três opções de programação para a Primária de domingo. Ao decidir qual opção adotar, os líderes da Primária se certificam de que as crianças mais velhas assistam ao tempo de compartilhar no mesmo horário das reuniões dos quóruns do Sacerdócio Aarônico e das classes das Moças. Isso permite que a transição das crianças que completam 12 anos de idade seja suave.
Opção 1: As crianças mais novas e as mais velhas se reúnem para o tempo de compartilhar em dois grupos diferentes. Durante os primeiros 50 minutos, um grupo se reúne para o tempo de compartilhar enquanto o outro grupo se divide em classes por 40 minutos e tem um intervalo de 10 minutos. Depois, os dois grupos trocam de lugar, com um intervalo de 10 minutos para o primeiro grupo antes do início das aulas.
Tempo de Compartilhar 50 minutos
Intervalo 10 minutos
Classes 40 minutos
Classes 40 minutos
Intervalo 10 minutos
Tempo de Compartilhar 50 minutos
Opção 2 Todas as crianças se reúnem primeiro para o tempo de compartilhar. Depois elas têm um intervalo e vão para suas classes.
Tempo de Compartilhar 50 minutos
Intervalo 10 minutos
Classes 40 minutos
Opção 3 Todas as crianças vão primeiro para as classes. Depois, têm um intervalo e se reúnem para o tempo de compartilhar.
Classes 40 minutos
Intervalo 10 minutos
Tempo de Compartilhar 50 minutos
 11.4.2

Tempo de Compartilhar

O tempo de compartilhar proporciona às crianças oportunidades de aprender o evangelho de Jesus Cristo e sentir a influência do Espírito Santo. A presidência da Primária segue o esboço para o tempo de compartilhar que é enviado às alas a cada ano. Exemplares adicionais podem ser adquiridos nos Centros de Distribuição da Igreja ou em “Primary” na seção “Serving in the Church” do site LDS.org.
Os membros da presidência se revezam na direção do tempo de compartilhar, que normalmente inclui os seguintes elementos:
  1. 1. Prelúdio musical, um hino reverente que as crianças conheçam e a primeira oração proferida por uma das crianças.
  2. 2. Uma ou mais das seguintes opções: uma passagem das escrituras escolhida e lida por uma das crianças, memorização de uma regra de fé, uma breve mensagem de um membro do bispado, uma ou duas músicas de atividade e os discursos das crianças relacionados ao tema do mês.
  3. 3. Ensino do evangelho pela presidência da Primária. Essa parte dura aproximadamente 15 minutos. Os membros da presidência utilizam as escrituras e seguem o esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente, ao se prepararem e ao ensinarem.
  4. 4. Tempo de cantar dirigido pelo líder de música. Essa parte dura aproximadamente 20 minutos (ver o esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente).
  5. 5. A última oração proferida por uma das crianças, seguida do poslúdio musical.
 11.4.3

Classes

Conforme mostrado nas diretrizes a seguir, as crianças normalmente são agrupadas em classes da Primária de acordo com a faixa etária.
Os pais, líderes e professores incentivam as crianças mais velhas a trazerem seu próprio exemplar das escrituras para a igreja, nos lugares em que isso for possível.
Para informações sobre como adaptar as classes para as necessidades locais, ver 11.7.

Classe do Berçário

As crianças podem começar a frequentar a classe do berçário assim que completarem 18 meses de idade. Elas continuam a frequentar o berçário até terem idade para frequentar a classe dos Raios de Sol, conforme mostrado na tabela abaixo.

Classes da Primária

As crianças começam a frequentar uma nova classe da Primária no primeiro domingo de cada ano. Normalmente elas são agrupadas em classes de acordo com a idade que tiverem no dia 1° de janeiro, conforme mostrado na tabela abaixo.
3
Raios de Sol
4
CTR 4
5
CTR 5
6
CTR 6
7
CTR 7
8
Valorosos 8
9
Valorosos 9
10
Valorosos 10
11
Valorosos 11

Crianças de 12 anos

As crianças saem da Primária quando completam 12 anos de idade. As líderes da Primária podem entregar-lhes um certificado de avançamento.
Durante o tempo de compartilhar, as crianças que completaram 12 anos assistem à reunião do quórum do Sacerdócio Aarônico ou à classe das Moças.
Durante o horário de aulas da Primária, as crianças que completaram 12 anos normalmente assistem às aulas dos Valorosos 11 da Primária até o final do ano. Contudo, o bispo e a presidente da Primária, o presidente dos Rapazes, a presidente das Moças e o presidente da Escola Dominical podem conversar para determinar se essas crianças de 12 anos se beneficiariam mais assistindo à classe da Escola Dominical para a faixa etária de 12 e 13 anos. Ao deliberar sobre o assunto, esses líderes levam em consideração as necessidades das crianças e a época do ano em que cada criança completa 12 anos. A decisão que tomarem se aplicará a todos os rapazes e as moças que completarem 12 anos naquele ano.

Reuniões de Liderança


 11.3.1

Reunião do Conselho da Ala

A presidente da Primária faz parte do conselho da ala (ver capítulo 4).
 11.3.2

Reunião da Presidência da Primária da Ala

A presidência da Primária da ala realiza reuniões de presidência regularmente. A presidente preside e dirige a reunião. A secretária participa, toma notas e acompanha as designações.
A agenda pode incluir os seguintes itens:
  1. 1. Planejar meios de fortalecer individualmente as crianças e os professores da Primária.
  2. 2. Ler e debater passagens das escrituras e ensinamentos dos líderes da Igreja relacionados a seus chamados.
  3. 3. Debater sobre a qualidade da Primária de domingo, inclusive a música. Também debater sobre a qualidade das atividades realizadas durante os dias de semana. Planejar meios de melhorar.
  4. 4. Planejar para ensinar às outras pessoas, que trabalham na Primária, suas responsabilidades.
  5. 5. Examinar os registros de frequência. Fazer planos para ajudar as crianças que entraram recentemente para a Primária e as crianças cuja família é menos ativa.
  6. 6. Examinar o orçamento e os gastos da Primária.
A presidência da Primária pode convidar outras pessoas que trabalham na Primária a participar dessas reuniões quando necessário.
 11.3.3

Reunião com o Conselheiro do Bispado

A presidência da Primária reúne-se regularmente com o conselheiro do bispado que supervisiona a organização da Primária. Nessas reuniões eles deliberam sobre o progresso e as necessidades individuais das crianças. Os membros da presidência da Primária apresentam relatórios, fazem recomendações e examinam planos para reuniões e atividades. Quando adequado, outras pessoas que trabalham na Primária podem ser convidadas a participar dessas reuniões para apresentar relatórios e receber instruções.
 11.3.4

Reunião de Liderança da Primária da Estaca

A reunião de liderança da Primária da estaca geralmente é realizada uma vez por ano, conforme explicado no item 18.3.11. As presidências e secretárias da Primária das alas participam dessa reunião. Outros líderes e professores da Primária, bem como o membro do bispado designado para a Primária, podem ser convidados a participar, se necessário.

Instrução para Liderança da Primaria


11.2 Liderança da Primária da Ala

Este capítulo trata de como administrar a Primária de modo a fortalecer as pessoas e as famílias. As líderes da Primária estudam com frequência o capítulo 3, que explica princípios gerais de liderança. Esses princípios incluem a preparação espiritual, a participação em conselhos, o serviço ao próximo e o ensino do evangelho de Jesus Cristo.
 11.2.1

Bispado

O bispo e seus conselheiros são a liderança do sacerdócio para a Primária.

Bispo e Seus Conselheiros

O bispo chama e designa por imposição de mãos uma irmã para ser a Presidente da Primária. Ele supervisiona o chamado e a designação por imposição de mãos de todas as outras pessoas que trabalham na Primária. Ele pode encarregar seus conselheiros de chamá-las e designá-las por imposição de mãos.
O bispo ou um conselheiro designado realiza a entrevista para o batismo e a confirmação das crianças de 8 anos de idade que têm registro de membro e das crianças de 8 anos de idade que não têm registro de membro, caso pelo menos um dos pais ou responsáveis seja membro. Os missionários de tempo integral ensinam e entrevistam as crianças de 8 anos cujos pais não são membros e as crianças que terão 9 anos ou mais na data do batismo.
O bispo ou um conselheiro designado entrevista as crianças antes que elas completem 12 anos e saiam da Primária.

Conselheiro Designado para Supervisionar a Primária da Ala

O bispo designa um de seus conselheiros para supervisionar a Primária da Ala. Esse conselheiro tem as seguintes responsabilidades:
Ele se reúne regularmente com a presidência da Primária da ala e relata os assuntos referentes à Primária nas reuniões do bispado.
Orienta o trabalho de preparação da apresentação anual das crianças na reunião sacramental.
Dirige o planejamento da Preparação para o Sacerdócio.
Coordena a programação das breves mensagens para as crianças proferidas por membros do bispado no tempo de compartilhar.
Onde o escotismo for autorizado pela Igreja, supervisiona o programa de lobinhos para os meninos de 8 a 11 anos.

 11.2.2

Presidência da Primária da Ala

A presidência da Primária da ala é formada por uma presidente e duas conselheiras. Elas trabalham sob a direção do bispado. Também recebem orientação e apoio contínuo da presidência da Primária da estaca.

Presidente da Primária da Ala

A presidente da Primária da ala tem as seguintes responsabilidades:


É membro do conselho da ala e, como membro desse conselho, participa do trabalho de edificar a fé e fortalecer as pessoas e as famílias (ver capítulo 4).
Recomenda ao bispado membros da ala a serem chamados para servir como líderes e professores da Primária. Para isso, ela segue as diretrizes que se encontram nos itens 19.1.1 e 19.1.2.
Ensina às outras líderes e aos professores da Primária seus deveres, usando este manual como fonte de consulta.
Supervisiona a utilização dos manuais Fé em Deus conforme descrito no item 11.5.1.
Supervisiona registros, relatórios, orçamento e finanças da Primária da ala. A secretária da Primária a ajuda nessa responsabilidade.

Presidente da Primária da Ala e Suas Conselheiras

Os membros da presidência da Primária da ala trabalham juntos para cumprir as seguintes responsabilidades. A presidente da Primária pode designar suas conselheiras para supervisionar algumas dessas responsabilidades.
Sabem o nome das crianças e procuram conhecer seus talentos, interesses e desafios. Procuram meios de fortalecer as crianças individualmente e ajudá-las a participar da Primária.

Orientam os professores recém-chamados e supervisionam o trabalho de aperfeiçoamento do ensino e aprendizado do evangelho na Primária. Nesse trabalho, seguem os princípios descritos nos itens 5.5.3 e 5.5.4. Também apoiam os professores da Primária e líderes do berçário (1) conversando com eles ocasionalmente para tratar das dúvidas e preocupações que eles tenham e trocam ideias sobre maneiras de servir as crianças; (2) ajudando-os a manter a reverência durante o tempo de compartilhar, as aulas e os intervalos; (3) marcando visitas às classes delas.
Elas planejam o tempo de compartilhar e supervisionam os programas, as atividades e os eventos relacionados no item 11.5.
Realizam reuniões da presidência da Primária. Também se reúnem regularmente com o conselheiro do bispado que supervisiona a Primária.
 11.2.3

Secretária da Primária da Ala

A secretária da Primária da ala tem as seguintes responsabilidades:
Consulta a presidência para preparar a agenda das reuniões de presidência. Assiste a essas reuniões, toma notas e acompanha as designações.
Pelo menos uma vez por trimestre, compila os dados de frequência, examina esses dados com a presidente da Primária e os entrega ao secretário da ala.
Certifica-se de que a presidente da Primária e o secretário executivo da ala estejam cientes das crianças que em breve poderão ser batizadas e das que avançarão em breve da Primária para o Sacerdócio Aarônico ou as Moças.
Ajuda a presidência da Primária a preparar um orçamento anual e contabilizar os gastos.
Auxilia as crianças, os professores e pais, a pedido da presidência da Primária. Ela pode ajudar, por exemplo, a monitorar as classes e manter a reverência durante o tempo de compartilhar. Pode também escolher crianças para fazer discursos no tempo de compartilhar dos domingos seguintes e informar aos pais as designações dadas às crianças.
 11.2.4

Líder(es) de Música e Pianista(s) da Primária da Ala

Sob a direção da presidência da Primária, os líderes de música e pianistas da Primária têm as seguintes responsabilidades:
Planejam, ensinam e regem a música do tempo de compartilhar, incluindo os hinos que farão parte da apresentação das crianças na reunião sacramental.
Ajudam com a música no berçário e outras classes da Primária, quando solicitado.
Podem organizar e reger um coro de crianças, quando solicitado.
Os membros da presidência da Primária ajudam os líderes de música e pianistas da Primária a compreender como a música ajuda a Primária. A melodia, a letra e a mensagem dos hinos da Primária podem ensinar as doutrinas do evangelho às crianças e permanecer no coração delas por toda a vida.
A música na Primária deve favorecer a reverência, ensinar o evangelho e ajudar as crianças a sentirem a influência do Espírito Santo e a alegria de cantar. Enquanto as crianças cantam determinadas músicas, os líderes da Primária lhes dão a oportunidade de movimentar-se e alongar-se adequadamente.
O livro Músicas para Crianças e o esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente são as fontes básicas de músicas para a Primária. Os hinos do hinário e as músicas publicadas em O Amigo e A Liahona também são adequados. Ocasionalmente, as crianças podem cantar hinos patrióticos ou comemorativos que sejam adequados para o domingo e para a idade das crianças. A utilização de quaisquer outras músicas na Primária precisa ser aprovada pelo bispado.
Para informações sobre como ensinar músicas às crianças, ver Músicas para Crianças, páginas 149–150. Ver também o capítulo 14 deste manual, o esboço do tempo de compartilhar para o ano corrente e “Music Callings and Resources” na seção “Serving in the Church” do site LDS.org.
 11.2.5

Professores da Primária e Líderes do Berçário

Os professores e líderes do berçário da Primária trabalham com crianças de faixas etárias específicas. Esses professores e líderes seguem os princípios descritos no item 5.5.4.
Os professores e líderes do berçário da Primária permanecem com as crianças durante todo o tempo da Primária no domingo, inclusive no tempo de compartilhar e nos intervalos. Durante o tempo de compartilhar, eles se sentam com as crianças das classes pelas quais são responsáveis, cantam os hinos com as crianças e ajudam as crianças a participar de forma reverente.
 11.2.6

Líderes dos Dias de Atividades e do Escotismo

Se a Primária de uma ala realizar dias de atividade e atividades escoteiras para crianças de 8 a 11 anos, tais atividades podem ser planejadas e realizadas pelos professores das crianças ou por outros líderes que o bispado chamar para cumprir essas responsabilidades (ver 11.5.2 e 11.5.3).



Dia dos Pais

cartão do dia dos pais feito pela Tia Samantha

domingo, 7 de agosto de 2011

TEMPO DE COMPARTILHAR

HOJE DIA 07/08 FALAMOS NO TEMPO DE COMPARTILHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE NOSSO CORPO TEM,APRENDEMOS QUE NOSSO CORPO É UM TEMPLO DE DEUS,ASSIM COMO DIZ O HINO    O SENHOR DEU-ME UM TEMPLO


O SENHOR DEU-ME UM TEMPLO
TÃO LINDO PRA MORAR
LÁ NO CÉU EU ERA ESPIRITO
HOJE A TERRA É MEU LAR
CONSERVAREI MEU TEMPLO
 BEM LINPO A BRILHAR
MEU CORPO É UM TEMPO
QUE RECEBI DO PAI

SE MEU CORPO BEM LIMPO FOR
SE PURO EU VIVER
AO TEMPLO DO SENHOR IREI
MINHAS BENÇÃOS RECEBER
 MEU CORPO RESSURRETO
UM DIA EU TEREI
E BEM JUNTO AO PAI CELESTE
EM GLORIA VIVEREI.



 AS CRIANÇAS APRENDERAM DIREITINHO E SE COMPROMETERAM A ANDAR DE ACORDO COM OS PADRÕES DO SENHOR SE VESTINDO ADEQUADAMENTE!!

Atividade CINEMINHA DA PRIMARIA

NOSSO CINEMINHA FOI MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO LEGAL!!
NOS DIVERTIMOS BASTANTE ^^ COMEMOS MUITA PIPOCAAA..RSRSRS
VAII AS FOTOSSS ;p